Mariana Marzoque
Sobre Mim

Eu nasci em São Paulo e hoje moro em Amsterdam. Minha mãe conta que eu quis ser psicóloga ainda criança.

Do início da faculdade até o presente momento, existe uma história de estudo, dedicação e muito trabalho nestes 19 anos.

Mariana Marzoque
Mariana Marzoque 2003 a 2007

Graduação em Psicologia pela Unesp Bauru (SP); Bolsista de Iniciação Científica e de Projetos de Extensão Universitária; Estágio de Psicologia Escolar e Psicologia Clínica.

Mariana Marzoque 2009

Orientação Profissional para jovens secundaristas e vestibulandos como psicóloga escolar no Colégio Seta de Bauru (SP).

Mariana Marzoque 2015

Aprimoramento em Orientação Profissional e de Carreira pela USP (SP).

Mariana Marzoque 2017 a 2020

Psicoterapia e Orientação Profissional presencial e online em consultório de psicologia clínica em São Paulo (SP).

Mariana Marzoque 2020

Titulação de Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia.

Mariana Marzoque 2008

Psicóloga hospitalar, fazendo consultas terapêuticas breves e focais, em atendimento individual e em grupo.

Mariana Marzoque 2010 a 2020

Orientação Profissional no Portal do Trabalhador de Osasco como psicóloga social e do trabalho na prefeitura de Osasco (SP).

Mariana Marzoque 2016 a 2019

Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho pela USP (SP).

Mariana Marzoque 2018

Curso de Capacitação em Terapia Online no ITO – Instituto de Terapia Online (SP).

Mariana Marzoque 2020 - 2024

Psicoterapia e Orientação Profissional em consultório de psicologia em Amsterdam (NL).

Em formação continuada e supervisão clínica da Nova Psique (RJ).

Mariana Marzoque

Minha trajetória profissional não é linear

Logo que me formei, trabalhei em dois contextos diferentes, com psicologia escolar e orientação profissional para jovens do ensino médio pré-vestibulandos, e com psicologia clínica e institucional, no atendimento clínico individual e em grupo, em que vivenciei a rotina intensa dos hospitais e clínicas de saúde mental.

Exercer a psicologia é o que me move. Em decorrência do trabalho, morei em algumas cidades no estado de São Paulo: na própria capital, em Bauru, também em Atibaia e em Itapecerica da Serra, até que, em 2010, aprovada em um concurso público, trabalhei por 10 anos na prefeitura da cidade de Osasco.

Mariana Marzoque

Durante esse período, desempenhei o cargo de psicóloga social e do trabalho e prestei serviços às pessoas jovens, adultas e idosas:

Jovens da periferia — incluindo alguns acolhidos por instituições públicas (abrigos e Fundação Casa) — que estavam enfrentando o abandono escolar e experimentando as primeiras oportunidades como Jovem Aprendiz.

Pessoas adultas e idosas com baixa escolaridade, beneficiárias de programas de redistribuição de renda e com histórico de longos períodos sem atividade ou empregos formais.

O objetivo era promover uma orientação que contribuísse para a inserção e o retorno das pessoas ao mundo do trabalho. Durante esse percurso, minha atenção se ampliou e o trabalho se voltou exclusivamente às mulheres vítimas de violência de gênero, ao público LGBTQIA+, aos egressos do sistema prisional, aos imigrantes e refugiados, às pessoas em situação de rua e às que faziam uso problemático de álcool e outras drogas.

Pensar a inclusão no mundo do trabalho de grupos que estão à margem da nossa sociedade é desafiador. Afinal, a atenção psicológica não é o único fator responsável pelo ganho de autonomia emocional e organização para a vida profissional.

Investi também em uma estratégia de comunicação e articulação junto aos principais serviços das redes municipal e estadual do poder público para garantir os direitos desses cidadãos.

Enquanto eu conciliava o meu mestrado e o trabalho na prefeitura de Osasco, nascia também o meu consultório clínico.

E, em 2017— por insistência de alguns colegas de profissão, confesso —, abri as portas para receber as pessoas que precisavam de orientação profissional e acolhimento em saúde mental, sempre atenta às questões sociais.

E então, psicóloga na Holanda desde 2020.

Observei uma demanda crescente de serviços de saúde mental para pessoas de nacionalidade brasileira que moravam em outros países e estavam em busca de ajuda especializada para atravessar os problemas em contexto internacional.

O movimento em ser prestativa e especialista em pessoas imigrantes foi benéfico para seguir a minha estrada. Dois 20anos depois, lancei meu trabalho no mundo e me mudei em definitivo para a Holanda, em junho de 2020.

Ampliar a minha rota profissional em meio à pandemia de COVID-19 não foi uma tarefa simples, mas, no mês de outubro, finalmente oficializei a abertura do meu consultório, tendo meus títulos profissionais validados na Europa e empresa aberta nos Países Baixos.

Consultório da Mariana Marzoque é um espaço preparado para dar atenção psicológica à comunidade brasileira por meio de psicoterapia individual e em grupo, orientação profissional e treinamento/supervisão para colegas psicólogas.

Há quatro anos tratando pessoas imigrantes e expatriadas que enfrentam:

episódios depressivos

crises de ansiedade

transtorno da adaptação

burnout – síndrome do esgotamento

TDAH

transtornos de personalidade

reorientação profissional e de carreira

Mariana Marzoque

Eu entendo que as pessoas precisam de tempo e espaço para pensarem sobre si mesmas de forma aprofundada, e é por isso que me coloco à disposição para ajudá-las a descobrir seus próprios rumos.

AQUI, você pode conhecer os tipos de atendimento e tratamento que ofereço no meu consultório.

AQUI, você pode entrar em contato para saber mais sobre o meu trabalho e tirar suas dúvidas.