1 de abril de 2021

(Per)curso Identidade & Presença da Mulher no Contexto Internacional

Blog Mariana Marzoque
1 de abril de 2021

(Per)curso Identidade & Presença da Mulher no Contexto Internacional

Blog Mariana Marzoque
Mariana Marzoque Mariana Marzoque
@marianamarzoque
compartilhe:

Hoje estreia o site que coincide com a data de inscrição para o (Per)curso Identidade & Presença da Mulher no Contexto Internacional. Um grupo psicoterapêutico de orientação profissional e de carreira que está sendo idealizado e conduzido por mim.

É um piloto que pretende virar um serviço de grande alcance. Sim, eu sonho beeeeem alto. A mulher aqui de 36 anos que vos escreve, nasceu na periferia de São Paulo, em uma família de trabalhadores pobres. Sim, porque pobre não é xingamento; a consciência de classe demorou a vir, mas chegou aos 18 anos quando eu estava na faculdade.

E que excelente faculdade eu tive a oportunidade de fazer graças ao apoio financeiro de minha mãe. Na ocasião, me mudei sozinha para o interior paulista e cursei Psicologia na UNESP; tendo estudado o ensino fundamental e médio em escolas públicas da periferia de Itapecerica da Serra. Hoje sou psicóloga nos Países Baixos desde junho de 2020, vim com as minhas duas gatas Caju e Cloe, em meio à pandemia de COVID-19.

Quando bem nova (dos oito aos dezoito anos) auxiliei minha mãe em seu trabalho como autônoma, ela vendia lanches na frente da escola de dentro de seu carro (automóvel de passeio). Os liberais vão nomear de “empreendedorismo feminino”, o que na verdade é um exemplo clássico da precarização da mão de obra feminina, descartada pelo mercado de trabalho formal, em especial, das mulheres que exercem a maternidade sem apoio emocional e material do parceiro, desprotegidas pelo Estado omisso. Mulheres que se casaram antes de completar seus estudos (como minha mãe) e que não tiveram acesso à alternativas ao casamento, se vendo de repente, com dedicação prioritária à vida doméstica e seus desdobramentos.

O objetivo deste grupo terapêutico é assegurar um espaço de acolhimento para as mulheres refletirem e questionarem os lugares que ocupam em suas configurações familiares e no mundo trabalho. Destinado para brasileiras que residem na Holanda, assim como eu. Vamos refletir sobre as escolhas que as trouxe até o momento presente, quais os fatores que influenciaram as tomadas de decisões e quais os limites e possibilidades do contexto social de cada e como agir nele.

Estou muito animada! Conto mais aqui depois.

Mariana Marzoque Mariana Marzoque
@marianamarzoque

Outras postagens